SEJA BEM VINDO(A) !

quinta-feira, 8 de março de 2012

Conar suspende campanha da APAS! Se não te derem sacolinhas PROCON NELES! É MULTA!

Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Afinal, elas não andam sozinhas, né? Pratique! Dê o exemplo! O planeta agradece!

Conar suspende campanha da APAS que prega o banimento de sacolas plásticas

Quinta-feira, 8 de março de 2012

A campanha publicitária da Apas sobre as sacolas plásticas foi suspensa por unanimidade de votos, em reunião da 1ª Câmara, por estar fora dos  padrões legais da normatização do Conselho.




O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) decidiu por unanimidade, na última quinta-feira, 1º de março, pela suspensão da campanha Vamos tirar o planeta do sufoco, veiculada em jornais, revistas, internet, outdoor e materiais promocionais e ações internas nos supermercados, com objetivo de mostrar as sacolas plásticas como vilãs do meio ambiente. A campanha é uma iniciativa da Associação paulista de Supermercados (Apas) e do Governo do Estado de São Paulo.

A campanha publicitária da Apas sobre as sacolinhas foi suspensa por unanimidade de votos, em reunião da 1ª Câmara, por estar fora dos padrões legais da normatização do Conselho, especialmente no aspecto que zela pela sustentabilidade, pelas questões socioambientais e pelo direito do consumidor.

A decisão está publicada no site da entidade: www.conar.org.br




OS ESTABELECIMENTOS QUE NÃO ENTREGAREM AS SACOLINHAS DE GRAÇA SERÃO MULTADOS!

OS CONSUMIDORES QUE SE SENTIREM PREJUDICADOS DEVEM PROCURAR O PROCON DE SUA CIDADE OU REGISTRAR A QUEIXA ELETRÔNICAMENTE ATRAVÉZ DO SITE: http://www.procon.sp.gov.br/atendimento.asp

Cidoc - Santos/SP orienta consumidores com relação às sacolas de supermercados

Os supermercados do Estado de São Paulo devem oferecer alternativas gratuitas para os consumidores transportarem as compras, segundo informou o Procon. O coordenador do Cidoc (Departamento de Informação, Defesa e Orientação ao Consumidor), Adelino Rodrigues, lembra que houve acordo neste sentido entre a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e a Apas (Associação Paulista de Supermercados).


As pessoas que não conseguirem as sacolas de graça em qualquer estabelecimento devem procurar o posto do Cidoc no Poupatempo (Rua João Pessoa, 246, Centro), de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 14h, com documento de identidade e, se possível, uma testemunha. Os supermercados poderão ser autuados e multados, diz Rodrigues. 


Para ele, a suspensão das antigas sacolinhas favoreceu os estabelecimentos comerciais. “Somos favoráveis à proteção ao meio ambiente, mas desde que não prejudique os consumidores”. 


Para Rodrigues, “a medida não vai resolver o problema, pois existem outras embalagens que poluem a natureza, como potes de margarina e sacos  plásticos de arroz”. O coordenador do Cidoc faz duas indagações: “O valor das sacolas retiradas de circulação, embutido nas mercadorias, será descontado? Os consumidores pagarão menos pelos produtos?

3 comentários:

  1. oi joão estou atenta as suas publicações , mas gostaria de saber se na minha cidade também estão recebendo reclamações no Procon , porque vejo falando em seu blog de santos são pra todas as cidades do estado de são paulo ou no brasil todo..
    dês de já agradeço suas reportagem enviadas para os que não tem conhecimento de leis ..

    ResponderExcluir
  2. ATENÇÃO: Os consumidores que se sentirem prejudicados podem registrar queixa no PROCON, pessoalmente em qualquer cidade do Estado de São Paulo ou via eletrônica atraves do site: http://www.procon.sp.gov.br/atendimento.asp

    Obs. - A Campanha Vamos Torar o Planeta do Sufoco" é promovida pela APAS - Associação Paulista dos Supermercados, sendo aplicada somente nos mercados associados a ela; Não existe lei que determina, obrigue ou desobrigue manter ou retirar sacolas plásticas, e com isso não existe punição legal para quem quiser continuar entregando ou não as referidas sacolinhas.

    ResponderExcluir

- Obrigado por comentar!
- Peço a gentileza de que se identifique sempre!

- Utilize o modo anõnimo somente quando houver possibilidade real de represália por parte do citado em teu comentário!

- Caso queira entrar em contato direto escreva para joaogabrielgizbert@gmail.com

ATENÇÃO: As postagens anônimas somente serão publicadas se tratarem de temas de interesse do blog.

Obrigado
João Gabriel